DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE “A BIOFÍSICA DOS IMPULSOS NERVOSOS”: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO BIOLOGIA E FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1266Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Produção de vídeosResumen
O desenvolvimento de metodologias de ensino que envolva tecnologias presentes no cotidiano do aluno, que visem à abordagem interdisciplinar dos conteúdos, é muito importante para o ensino de ciências. Por meio dessas, o docente pode estimular o interesse e instigar a predisposição dos discentes em aprender e em participar ativamente do processo ensino-aprendizagem. Assim, objetivou-se desenvolver e avaliar uma atividade interdisciplinar envolvendo Biologia e Física realizada a partir da produção de vídeos. Participaram da atividade quarenta alunos do primeiro ano do Curso do Integrado em Eletromecânica do IFSC, campus Araranguá, em três momentos: a aula expositiva, produção de um vídeo sobre o tema “A Biofísica dos Impulsos Nervosos” e a avaliação da atividade desenvolvida. Para tanto, foram envolvidos os componentes curriculares Biologia, Física e Informática. Foram produzidos quatro vídeos, com duração média de seis minutos. A atividade possibilitou a abordagem interdisciplinar do conteúdo, instigou o interesse dos alunos e tornou a aula mais atrativa. A utilização de metodologias criativas pode contribuir para a formação de indivíduos críticos com conhecimento global.