CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS DCNEM E PCNS NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO MÉDIO SIGNIFICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.79Palavras-chave:
Ensino médio, Química, ContextualizaçãoResumo
O presente trabalho analisa a proposta dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) no que se refere à contextualização do ensino de química. Neste objetivo buscou-se caracterizar objetivamente a proposta destes documentos para tornar efetivamente mais significativo a componente curricular Química para os alunos do Ensino Médio, desmistificando o papel dos professores enquanto mediadores do conhecimento e sua constante necessidade de melhorias dos métodos e técnicas adotados atualmente e acima de tudo na fomentação da busca de inovações e da ressignificação dos conceitos químicos abordados em sala de aula.