ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS EM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Valquiria Ottonelli Hanauer UFFS
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Modelagem, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Alfabetização Científica, Investigação-Formação-Ação.

Resumo

Este texto apresenta um estudo de revisão acerca das pesquisas realizadas sobre Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) desenvolvidas com alunos do nível médio de ensino na perspectiva de compreender como práticas de MCM favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC). Desse modo, é de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. A constituição dos dados se deu por meio de busca na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo a partir de três categorias as quais denotam: a compreensão sobre modelos e modelagem estabelecidas nas pesquisas; potencialidades de práticas pedagógicas de MCM e o desenvolvimento da AC e desafios da inserção da MCM na sala de aula. Conclui-se que a inserção dos pressupostos da MCM na prática docente promove o desenvolvimento da AC dos alunos desde a escolha do tema até a formulação e validação do modelo.

Biografia do Autor

  • Valquiria Ottonelli Hanauer, UFFS

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela FACINTER (2011). Especialização em Supervisão escolar pela UNINTER (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI (2009). Atualmente é Professora de Matemática da Rede Pública de Ensino Estadual RS. Atuando no Ensino Médio e nos anos Finais do Ensino Fundamental. Participante dos Ciclos Formativos de Matemática do projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Tem experiência na área de Educação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências, Física, Supervisão Escolar e Seminário Integrador, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, Ensino de Ciências, formação de professores e Modelagem no Ensino de Ciências.

  • Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC e editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, modelagem na educação e formação inicial e continuada de professores. 

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS EM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2446