METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO

Autores

  • Danielle Fernandes Amaro dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Professor, Ensino superior, Engenharia.

Resumo

A atual necessidade do uso das metodologias ativas em cursos de graduação, descrito da resolução n° 2, de 24 de abril de 2019, do Ministério da Educação, que apresenta as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia tem incentivado docentes a aplicar os referidos métodos em sala de aula. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo contextualizar sobre a formação do professor que atua no ensino superior, de modo a compreender os desafios enfrentados neste ofício com referência à adoção das metodologias ativas. Para tanto, pauta-se metodologicamente em uma abordagem quali e quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por 29 professores. Constata-se que todos os participantes já testaram ou implementaram a metodologia ativa em suas aulas, sendo as técnicas mais empregadas: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso. Verifica-se que a aceitação e o interesse dos alunos, o tempo para planejamento e as dificuldades de planejamento e adaptação das técnicas ao conteúdo, são apontados como os maiores desafios.

Biografia do Autor

  • Danielle Fernandes Amaro dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduada em Licenciatura plena em física pela Universidade Federal de Rondônia e Licenciatura em Matemática pela Uninter. Mestre em Física Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós graduação em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS-Sertão (RS). Tem atuado na educação em nível fundamental, médio e superior nas áreas de física, matemática, eletromagnetismo e ciência dos materiais. Também já atuou como tutora para educação a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina, tento formação para trabalhar com a plataforma Moodle. Atualmente é professora horista na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

  • Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO . (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2009