ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

O que se publica a respeito?

Autores

  • Any Caroline Ferreira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-1476-6336
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Ensino e aprendizagem, Revisão sistemática

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar os artigos publicados em periódicos divulgados no sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período de 2011-2020, uma década, para evidenciar o que se publica a respeito das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em contextos de ensino e de aprendizagem de estudantes. A metodologia para coleta de dados foi inspirada na revisão sistemática proposta por Okoli (2015), e para a análise dos dados optou-se pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram algumas tendências do que tem sido publicado nos periódicos a respeito da área investigada, entre as quais destacamos as seguintes categorias emergentes: Revisões Bibliográficas; Processos de Identificação; Outros Temas; Programas de Atendimento; Duplicidade de Necessidades Especiais; Formação de Professores; Concepções de AH/SD; Documentos Oficiais; Desenvolvimento da Criatividade; Percepções dos Estudantes com AH/SD; Estudos sobre Bullying; Estudos sobre Gênero; Inclusão Escolar; Modelos de Enriquecimento Escolar. Durante o processo de categorização foram também identificadas algumas subcategorias, que auxiliaram na caracterização da área de Altas Habilidades/Superdotação. No entanto, notou-se uma carência de artigos com foco na aprendizagem do estudante com AH/SD, sendo essa uma lacuna que ainda precisa de investigações e divulgações.

Biografia do Autor

Any Caroline Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Any Caroline Ferreira é licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2013), especializada em Química no cotidiano da escola (UEL, 2014), Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2015), Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2020). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e como professora de Química do Ensino Médio. Pesquisa na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas: Ensino e Aprendizagem em Química, relação com o saber em sala de aula, ação discente e suas conexões, altas habilidades/Superdotação, Formação de Professores e Avaliação. Participou do programa com foco na formação inicial e continuada de professores, PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Atualmente participa do grupo de pesquisa EDUCIM (http://educim.com.br/). Já trabalhou como professora de Química do Ensino Médio. Atualmente é estudante bolsista CAPES.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É membro da Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Ferreira, A. C., de Mello Arruda, S., & Meneghello Passos, M. (2023). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O que se publica a respeito?. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1985