CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.197Palavras-chave:
Ensino de Física, Robótica Educacional, Motores, Ensino MédioResumo
Este trabalho objetiva investigar as contribuições do uso da Robótica Educacional como recurso de ensino de Física entre alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola do sistema SESI na cidade de Campina Grande - PB. Acredita-se que um ambiente onde o aprendiz possa interagir e expressar suas ideias construindo e testando modelos favorece a aprendizagem em Física, oferecendo alternativas didáticas aos professores. Esta proposta buscou verificar como a Robótica Educacional pode ampliar o interesse dos alunos pelas aulas de Física e possibilitar a aprendizagem conceitual. A Robótica Educacional compreende um espaço onde o aluno tenha acesso a computadores, componentes eletromecânicos, eletrônicos e um ambiente de programação para que estes recursos possam funcionar. A análise dos resultados obtidos pela aplicação de questionários permitiu constatar maior motivação dos estudantes e revelou modificações na sua percepção acerca do uso da Robótica Educacional nas aulas. Também apontou ser esta uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade do ensino de Física, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes acerca de conceitos físicos relacionados à Mecânica e Eletromagnetismo.