INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTUDO DAS MATRIZES COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA

Autores

  • Danilo Padaratz Pereira Costa Faculdade madre Tereza - FAMAT
  • Maicon Brilhante de Matos Faculdade madre Tereza - FAMAT
  • Ramon Mororó Mota Faculdade madre Tereza - FAMAT
  • Claudionor de Oliveira Pastana Faculdade madre Tereza - FAMAT

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.194

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Aprendizagem, Informática, Computador

Resumo

Este artigo retrata sobre as dificuldades encontradas na aprendizagem dos alunos na disciplina de matemática, sendo assim, busca-se utilizar recursos tecnológicos para auxiliar na aprendizagem dos alunos no ensino da matemática utilizando o assunto das matrizes. Mas por que utilizar a tecnologia para o ensino da matéria? Bem, percebemos que a maioria dos alunos tem dificuldade na disciplina e principalmente em matrizes, outro fato é de que os jovens de hoje tem facilidade e gostam de utilizar as tecnologias, como por exemplo, o computador, desta forma elaborou-se uma aula dinâmica com o uso do mesmo, que tem como objetivo facilitar a aprendizagem e compreensão dos alunos no componente curricular com o auxílio da informática. Cabe ao professor que pretende lidar com essa ferramenta tecnológica aprender a utilizar o computador, sendo que muitos profissionais ainda não se adaptaram a essa tecnologia como ferramenta fundamental para o ensino da matemática, principalmente em elaborações de gráficos e tabelas que possibilita uma melhor visualização no assunto abordado, construindo novos conhecimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicia-se com alguns relatos históricos sobre o surgimento das matrizes e posteriormente a história da informática como um auxílio para o aprendizado e a relação dos educadores, nesse novo contexto educacional no mundo tecnológico. Logo, após a análise do assunto abordado, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com o intuito de levar à sala de aula a importância do estudo da matemática com a utilização do recurso tecnológico, e coletar dados sobre a pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa tivemos como objetivo repassar o conhecimento básico das matrizes e suas operações. A pesquisa teve caráter qualitativo e quantitativo, embasada em estudo de caso, com questionários e exercícios aplicados a uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, na cidade de Santana. 

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Padaratz Pereira Costa, D., Brilhante de Matos, M., Mororó Mota, R. ., & de Oliveira Pastana, C. (2019). INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTUDO DAS MATRIZES COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(02), 4-18. https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.194

Edição

Seção

Artigos