CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO CAPARAÓ CAPIXABA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Rafael Almeida de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo/Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo
  • Claudení Marques Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1678

Palavras-chave:

Docência, Meio Ambiente, Caparaó Capixaba

Resumo

Reconhecendo a Educação Ambiental como Filosofia de Vida e elemento de orientação para o conhecimento e compreensão da realidade, objetivamos investigar a concepção de um grupo de professores sobre Educação Ambiental e as relações estabelecidas com a docência. A pesquisa qualitativa e de caráter exploratório foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2018 com dez professores da Região do Caparaó Capixaba, Sul do Estado do Espírito Santo. Os dados foram produzidos por meio de um questionário elaborado na plataforma “Google Formulários” e analisados por meio da Análise de Conteúdo a partir de quatro categorias principais: I) Concepções de Educação Ambiental; II) Espaços de desenvolvimento; III) Profissionais responsáveis; IV) Currículo escolar. Identificamos expressões da Educação Ambiental enquanto “processo formativo” e “prática”, sendo importante desenvolvê-la em espaços e por profissionais diversos, principalmente em ambientes escolares e por Professores e Educadores Ambientais. Seu caráter interdisciplinar é destacado, estando relacionada a diferentes disciplinas curriculares. Concluímos pela existência de compreensões acerca dos compromissos/responsabilidades socioambientais e a relevância da Educação Ambiental enquanto elemento importante à formação e atuação docente.

Biografia do Autor

  • Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professor de Ciências Naturais na Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola. Doutorando em Educação (UFES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES). Graduado em Química - Licenciatura (CUSC-ES).

  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo/Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Castelo

    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (IFES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia. Pós-graduação (Aperfeiçoamento/Especialização) em: Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Educação em Direitos Humanos; Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores; Design Educacional; Educação e Gestão Ambiental; Ensino Religioso; Geografia e Meio Ambiente; e, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ensino de Geografia, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

  • Claudení Marques Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação (UFES). Mestrado em Educação (UNIRIO). Bacharel em Ciências Biológicas (UFRPE) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFES).

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Publicado

25-08-2022

Como Citar

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO CAPARAÓ CAPIXABA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (2022). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1678