ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: ALGUNS PRESSUPOSTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.157Palavras-chave:
Ensino, Geometria analítica, Sequência Fedathi, Professor de MatemáticaResumo
Nesse artigo são discutidas situações didáticas envolvendo a aplicação dos pressupostos que caracterizam as fases de ensino da Sequência Fedathi - SF. Seu contexto de aplicação envolve a Geometria Analítica. Desse modo, na seção inicial, indicam-se certos entraves pertinentes à qualidade do livro didático. Em seguida, descrevem-se as fases de ensino da SF, acentuando caracteres específicos requeridos no ensino desse conteúdo. Por fim, são trazidas três situaçõesproblema conhecidas evidenciando vários elementos que emergem da relação professor-alunosaber, com o auxílio do software GeoGebra. Na ausência de uma metodologia de base, no entanto, algumas das relações discutidas podem passar despercebidos ao professor de Matemática pouco experiente.