PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:

RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO.

Autores

  • Micheli Cavalini Zandomingue Prefeitura Municipal de Guarapari

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1512

Palavras-chave:

ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS.

Resumo

Este trabalho busca refletir as práticas e desafios na alfabetização em tempos de pandemia dos professores da rede pública de ensino das séries iniciais de 3 municípios da região sul do estado do Espírito Santo. Entendemos que o processo de alfabetização requer muitos esforços por parte do docente como afirmam os autores: CASTANHEIRA, MACIEL e MARTINS, além do apoio familiar do aluno. Em decorrência do covid-19, o distanciamento social tornou esse processo mais difícil. Com o objetivo de coletar as experiências, práticas positivas e negativas no período que a pandemia se iniciou e atingiu os alunos em fase de alfabetização, foi realizado um estudo de caso qualitativo. Ficaram evidentes os desabafos de vários professores e também podemos constatar que o professor é mestre na arte de se reinventar, e merece muito ser mais valorizado. Que mesmo com toda tecnologia do mundo ele é indispensável e insubstituível.

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

Cavalini Zandomingue, M. (2022). PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1512

Edição

Seção

Artigos