PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO.
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1512Palavras-chave:
ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS.Resumo
Este trabalho busca refletir as práticas e desafios na alfabetização em tempos de pandemia dos professores da rede pública de ensino das séries iniciais de 3 municípios da região sul do estado do Espírito Santo. Entendemos que o processo de alfabetização requer muitos esforços por parte do docente como afirmam os autores: CASTANHEIRA, MACIEL e MARTINS, além do apoio familiar do aluno. Em decorrência do covid-19, o distanciamento social tornou esse processo mais difícil. Com o objetivo de coletar as experiências, práticas positivas e negativas no período que a pandemia se iniciou e atingiu os alunos em fase de alfabetização, foi realizado um estudo de caso qualitativo. Ficaram evidentes os desabafos de vários professores e também podemos constatar que o professor é mestre na arte de se reinventar, e merece muito ser mais valorizado. Que mesmo com toda tecnologia do mundo ele é indispensável e insubstituível.