INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i1.328Palabras clave:
Institutos Federais, Interiorização, ExternalidadesResumen
Em 2008, os antigos Cefetes e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformados em Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia, ocasionando um aumento expressivo na construção e inauguração de novos campi, o que resultou na expressiva criação de oferta de novas vagas em cidades do interior de todos os estados brasileiros. Este paper apresenta o sistema de interiorização da educação técnica no Brasil, a partir de uma análise da implantação de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo na cidade de Guarapari. O objetivo geral do presente estudo é identificar as externalidades decorrentes da implantação de um campus em uma cidade do interior. Dentre os objetivos específicos é possível citar: identificar os valores investidos em obras e equipamentos; verificar o valor gasto com os empregos gerados diretamente pelo novocampus; apresentar o número de pessoas (alunos) diretamente atendido pela unidade; além de descrever algumas ações iniciadas no campus que impactam diretamente a população vizinha. Para alcançar tais objetivos, foram utilizados conjuntamente os métodos de análise documental, de observação direta e de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a implantação do campus acarreta positivamente no desenvolvimento socioeconômico local, principalmente por meio de auxílios destinados aos estudantes carentes e pelo repasse do salário dos funcionários para o comércio local. Contudo, possíveis externalidades negativas também foram identificadas, como a atração de funcionários de outras localidades para as obras de instalação da escola, resultando em uma população desempregada após o término do contrato.
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