O desenvolvimento da visão sistêmica no ensino de Administração em nível técnico: possíveis carências na Rede Federal brasileira

Autores

  • Rodrigo de Magalhães Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Izabella Ribeiro Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Bárbara Santana Saab Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.696

Palavras-chave:

Ensino de Administração, Visão sistêmica, Interdisciplinaridade, Nível técnico, Rede Federal brasileira

Resumo

O desenvolvimento da visão sistêmica é importante no ensino de Administração nos vários níveis educacionais. Entretanto, a literatura carece de estudos que a explorem no nível técnico. Este trabalho contribui nessa linha de pesquisa. Em suma, após a construção da base teórica, realizou-se uma pesquisa documental em projetos pedagógicos de cursos técnicos do eixo Gestão e Negócios de instituições da Rede Federal brasileira, explorou-se esses documentos por meio de análise de conteúdo e reportou-se os resultados com análise de frequências. O estudo revela que, apesar da visão sistêmica estar sendo considerada, iniciativas que estimulam a interdisciplinaridade, que poderiam maximizar o desenvolvimento dessa visão, ainda são modestas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Magalhães Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

    Doutor em Administração (FGV/EBAPE), Mestre em Administração (IBMEC-Rio) e Analista de Sistemas em nível de especialização (PUC-Rio) e graduação (CES-JF). Possui experiência profissional de 21 anos, 5 deles contemplando áreas como análise de sistemas, análise de processos de trabalho, gerência de projetos, metodologias de desenvolvimento de software e gerência de equipes. No meio acadêmico, atua como professor há 18 anos, ministrando diversas disciplinas em nível técnico, de graduação e pós-graduação, participando de bancas, orientando monografias, coordenando cursos técnicos e de graduação, coordenando projetos de pesquisa e de extensão, publicando trabalhos, participando de colegiados e conselhos acadêmicos, etc. Atualmente é: professor efetivo do Núcleo de Gestão do Departamento de Educação e Tecnologia do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora; editor da seção Ciências Sociais Aplicadas da Revista Eletrônica Multiverso mantida pelo campus; membro dos colegiados dos cursos Técnicos em Secretariado e Design; integrante do Banco de Avaliadores de Projetos de Pesquisa do IF Sudeste MG; líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Empreendedorismo (LEME) vinculado ao campus e certificado no CNPq; e pesquisador voluntário do Laboratório de Estudos de Defesa (LED) vinculado à Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

O desenvolvimento da visão sistêmica no ensino de Administração em nível técnico: possíveis carências na Rede Federal brasileira. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 178-204. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.696

Artigos Semelhantes

171-176 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.