A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Autores

  • Regina Paula de Conti Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.83

Palavras-chave:

Matriz 3x3, Educação ambiental, Ementas, Formação inicial de professores, Relações com o saber

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a Educação Ambiental nos cursos de licenciaturas. As ementas foram submetidas à análise qualitativa, à luz da Matriz 3x3, um instrumento que foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor em sala de aula. O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3. Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

de Conti, R. P., Meneghello Passos, M., & de Mello Arruda, S. . (2019). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(02), 183-208. https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.83

Edição

Seção

Artigos