GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Katia Costa Santos Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.70

Palavras-chave:

Desigualdade, Gênero, Livro didático, Representação

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisou um livro didático como instrumental de uma pedagogia da sexualidade no contexto escolar, que formata e legitima saberes, identidades de gênero, diferenças e desigualdades. Em especial, a pesquisa problematizou categorias de representação de gênero em um livro didático de matemática, utilizado por estudantes do Ensino Médio de uma instituição de ensino em Minas Gerais, e constatou como tais representações ainda legitimam posições hierarquizantes de sujeito, (re)produzem os estereótipos de gênero e diversidade presentes na educação e em nossa sociedade. Os resultados apontaram, mais uma vez, a urgência de investimentos em uma micropolítica de desestabilização de nossas escolhas, ações e representações no/do espaço escolar de forma a reduzir os processos discriminatórios a que estão sujeitas as representações do gênero feminino nas mais diversas instâncias desse espaço.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO REPRESENTAÇÕES . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 151-178. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.70