ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.63Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Matemática, Produção acadêmica brasileira, Estado da arteResumo
O trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área.