MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA

Autores

  • Leonardo Salvalaio Muline Instituto Federal do Espírito Santo
  • Adriane Gonçalves Gomes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.54

Palavras-chave:

Mostra cultural, Divulgação científica, Ensino de ciências

Resumo

A presente pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, teve como objetivo analisar o potencial pedagógico de uma Mostra Cultural realizada em 2011 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar, localizada no município de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Na coleta de dados, adotamos uma postura de observação participante e sistemática dos procedimentos, durante a apresentação dos trabalhos e na fase de sua confecção. Vale destacar que a investigação discute o papel social dentro do contexto escolar, não ignorando as múltiplas implicações que tal processo desencadeia. Acreditamos que, a partir da Mostra Cultural, é possível superar o paradigma de que a ciência é para poucos e que o cientista é aquele indivíduo inatingível, cuja formação poucos conseguirão atingir.

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Publicado

23-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(02), 3-13. https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.54