CONSTRUÇÃO DE UM CIRCUITO DE MEDIÇÃO TRANSISTORIZADO PARA O ENSINO DA FÍSICA DOS SEMICONDUTORES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Kleber Saldanha de Siqueira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2656

Palavras-chave:

Eletricidade, Semicondutores, Problemas tecnológicos, Educação científica.

Resumo

A tecnologia tem se mostrado elemento indissociável na sociedade moderna, reconfigurando a forma como vivemos, aprendemos e interagimos, individual e coletivamente. Nesse contexto, o ensino da Física prioriza a formação substantiva de sujeitos capazes de analisar, refletir e utilizar o ferramental científico na solução de problemas cotidianos ou tecnológicos. Sendo as atuais tecnologias baseadas no comportamento semicondutor do silício e nos diversos sistemas eletrônicos digitais de automação, controle, comunicação e informação, presentes nos vários setores da sociedade, a física dos semicondutores representa importante conteúdo para o Ensino Médio, permitindo maior alcance na compreensão científica e tecnológica pelo sujeito. Com base nos paradigmas atuais da educação científica, este artigo tem por objetivo destacar os resultados de uma proposta didática baseada no dimensionamento e construção de um circuito medidor de nível de água transistorizado pelos estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual, pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), localizada no município de Arapiraca, durante a ministração do componente curricular Projeto Integrador, pertencente à base diversificada do programa. Ao longo do desenvolvimento do componente, os estudantes, divididos em grupos, foram levados à problematização do monitoramento do nível de água presente na caixa d’água da escola, sendo capazes de dimensionar o circuito, montá-lo e executar testes, solucionado o problema inicialmente apresentado a partir do aporte teórico desenvolvido no projeto, baseado nos princípios da eletrodinâmica e na física dos semicondutores.

Biografia do Autor

  • Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

CONSTRUÇÃO DE UM CIRCUITO DE MEDIÇÃO TRANSISTORIZADO PARA O ENSINO DA FÍSICA DOS SEMICONDUTORES NO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2656