EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2599Palavras-chave:
Educação Financeira, Curso Técnico Integrado em Contabilidade, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaResumo
A rigor, o capitalismo é um sistema cíclico que alterna ciclos de crescimento econômico seguidos de declínio das atividades. Isso potencializa a vulnerabilidade social e contribui para o endividamento das famílias brasileiras, tornando a Educação Financeira uma demanda urgente e necessária. No âmbito escolar, a inserção da Educação Financeira nos currículos integrados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribui para a formação de sujeitos mais conscientes, críticos e aptos a lidar com os desafios econômicos e financeiros da contemporaneidade. Diante do exposto, este estudo objetivou verificar qual a percepção dos egressos do Curso Técnico Integrado em Contabilidade do Campus Patrocínio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM sobre o ensino da Educação Financeira nas escolas. Para tanto, pautou-se em uma abordagem metodológica qualitativa por meio da análise bibliográfica e da aplicação de questionário. Os dados evidenciaram que os egressos do Curso Técnico Integrado em Contabilidade do Campus Patrocínio do IFTM consideram a temática relevante e sugerem até mesmo uma disciplina obrigatória e isolada para tratá-la com maior detalhamento. Recomendam, também, que a facilitação da aprendizagem dos assuntos de Educação Financeira ocorra, entre outras práticas pedagógicas, por meio de vídeos. Os resultados alcançados fomentam a discussão sobre a importância da inserção da Educação Financeira nas instituições escolares, especialmente aquelas ofertam a EPT, contribuindo assim para a formação integral dos sujeitos.