CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA

Autores

  • Lucas Roberto Perucci Instituto Federal do Paraná
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.180

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Paráfrases, Semiologia

Resumo

O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza da paráfrase para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação autônoma e singular do discurso pelo aprendiz, frente uma proposição científica original de modo a guardar correspondência de significado. A base teórica do artigo se sustenta em elementos da teoria da semiologia voltados para a educação científica, com foco no registro escrito da língua. Uma unidade didática foi elaborada e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, nos conteúdos de matéria e energia de ecossistemas, em três aulas. As paráfrases foram produzidas por cinco estudantes e no presente artigo é analisada a produção de dois deles. Resultados indicam que a estratégia de ensino proposta pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade permite estabelecer critérios para que aprendizes evitem respostas estereotipadas e potencialize apropriações de enunciados-chave dos conceitos científicos.

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Publicado

07-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 80-93. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.180