RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE

Autores

  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karema da Conceição Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Débora M. S. Bonmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Izis Leopoldino da Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cibele Duarte Parulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.146

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Comunicação, Educação superior, Ensino, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 54-63. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.146