TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.145

Palavras-chave:

Formação de professores, TIC, Recursos tecnológicos, Ensino e aprendizagem

Resumo

Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.

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Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 45-57. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.145