UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Thiago Bernardo Cavassani Instituto Federal do Paraná
  • Joana de Jesus de Andrade Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.143

Palavras-chave:

Redes sociais, Ensino superior, Facebook, Cibercultura, Aprendizagem

Resumo

Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 3-29. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.143