UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.143Palavras-chave:
Redes sociais, Ensino superior, Facebook, Cibercultura, AprendizagemResumo
Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais.