QUESTÕES ONTO-EPISTÊMICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE JUDITH BUTLER E ANÍBAL QUIJANO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1348Palavras-chave:
Aníbal Quijano, Judith Butler, epistemologia, Educação em Ciências, decolonialidadeResumo
O artigo relaciona as obras de Aníbal Quijano e Judith Butler, como centrais chaves para pensarmos alguns desafios onto-epistemológicos colocados à Educação em Ciências. Selecionamos para análise os conceitos de “Colonialidade” (Quijano) e “Marcos de Inteligibilidade” e “Precariedade” (Butler), instigados por algumas questões: De que modo esses conceitos se articulam? É possível encontrarmos pontos de convergência entre ambos de forma que possamos pensar a promoção do direito de ser e de saber na Educação em Ciências? O texto incorpora uma pesquisa bibliográfica, a partir de dois momentos: a) análise teórico-metodológica das abordagens dos autores citados; b) uma discussão sobre o modo como eles se articulam a partir da análise de três obras que tratam da decolonialidade na Educação em Ciências. O material é interpretado a partir das discussões realizadas no campo das Ciências Sociais e da Educação em Ciências e que visam pensar as condições de produção do conhecimento científico.