INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA

Autores

  • Débora Santos de Andrade Dutra Instituto Federal do Espírito Santo
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1341

Palavras-chave:

Decolonialidade, Formação de Professores, Revisão de literatura

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma revisão de literatura a partir de artigos em periódicos que tratam da formação de professores em diálogo com a decolonialidade, a fim de investigar o contexto das pesquisas realizadas. Observamos que os trabalhos possuem um amplo espectro de discussões, num movimento de resistência e reexistência para transformar as práticas pedagógicas. Envolvem sujeitos (professores, alunos, comunidades) em diversos contextos: educação indígena, relações étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade, refugiados e outros. Os autores mais citados são Catherine Walsh, Walter Mignolo, Anibal Quijano, Paulo Freire, Vera Candau. A escola é vista como um espaço onde se reproduz colonialidades, por isso, destacamos a importância de ampliar o diálogo com professores, para que, além do conhecimento específico, discutam problemas sociais, políticos, econômicos, ambientais, numa perspectiva decolonial. Identificamos poucos trabalhos no âmbito da educação em ciências e matemática.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1341