CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.133

Palavras-chave:

Concepções de ciência, Educação científica, Homossexualidade, Livro didático

Resumo

A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 67-83. https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.133