PROBLEMATIZAÇÃO DA AZIA NO ENSINO DE QUÍMICA: MOBILIZANDO CONHECIMENTOS PARA O EQUÍLIBRIO QUIMICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1278Palavras-chave:
Ensino por Problematização, Azia, Ensino de Química, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência didática que teve como tema a problematização da azia no ensino de química, sendo resultado do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense, tendo como público 29 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região norte de Santa Catarina. Os dados coletados se deram por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, da participação na discussão oportunizada durante as aulas e nas atividades experimentais e na escrita de um texto. Para a análise dos dados foram considerados os pressupostos de aprendizagem apresentados por Moraes, Ramos e Galiazzi (2007): aprender como reconstruir o já conhecido; aprender como movimentar-se na linguagem; fala, escrita e leitura como ferramentas do aprender; ressignificação da experimentação em química a partir a linguagem. A partir da discussão dos dados coletados é possível perceber evidências de aprendizagens em diversos momentos: na interação, nos questionamentos dos conteúdos, nos momentos dos experimentos demonstrativos, configurando que esta temática problematizou e mobilizou vários saberes e conhecimentos no e para o ensino de química.