INICIAÇÃO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS PARA APRENDER A APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1270Palabras clave:
Ensino de Ciência, Projetos de pesquisa, Alfabetização científica, Ensino FundamentalResumen
O presente artigo tem como foco o ‘aprender a aprender’ na educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa. Este estudo foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Macapá/AP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Utilizou-se como fundamentação teórica as ideias de autores especialistas na temática em estudo e que trazem esta como propulsora de tema gerador de discussões, mediado por pesquisas em sala de aula. Inicialmente, utilizou-se um questionário para obter as informações referentes às percepções dos alunos relacionadas à Ciência e ao Conhecimento Científico. Os alunos, em grupos, desenvolveram projetos de pesquisa, sendo esses idealizados e realizados pelos alunos, mediados pelo professor, as atividades experimentais foram preponderantes nos projetos. Os questionários e diários de bordo produzidos pelos alunos e professor foram analisados descritivamente. Com base na análise dos dados obtidos, observou-se que o trabalho com projetos de pesquisa potencializa o ‘aprender a aprender’ pelos estudantes. Foi possível constatar implicações importantes relacionadas ao desenvolvimento da alfabetização científica dos alunos, por meio de projetos de pesquisa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.