FATORES PREDITORES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Isabella Cristina Moraes Campos Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei
  • Marcos Santos de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Isabella Cristina Adão Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei
  • Ernani Coimbra de Oliveira Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei
  • Tatiane Aparecida Divino Silva Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei
  • Stephanie Rodrigues Cortes Gonçalves Vieira Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1092

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Enfermagem, Educação técnica em enfermagem

Resumo

Esta pesquisa investigou a síndrome de burnout e seus fatores preditores em 64 estudantes de um curso técnico em enfermagem de uma instituição federal de ensino de Minas Gerais, entre 18 e 50 anos (M = 25,56 anos; DP = 0,38) que responderam ao Inventário de Burnout de Maslach – Student Survey e a um questionário sociodemográfico e escolar. A prevalência da síndrome foi 9,4% e um grande número de estudantes apresentou risco de adoecimento (entre 37,5% e 42,2% da amostra, dependendo da subescala). Foram identificados os fatores sociodemográficos e escolares preditores da síndrome. Este estudo contribui para a discussão sobre o desenvolvimento da síndrome de burnout em estudantes de enfermagem, aumentando o conhecimento na área e permitindo a adoção de medidas preventivas e programas de intervenção nas instituições de ensino.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

Moraes Campos, I. C., Santos de Oliveira, M., Adão, I. C., Coimbra de Oliveira, E., Aparecida Divino Silva, T., & Rodrigues Cortes Gonçalves Vieira, S. . (2021). FATORES PREDITORES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1092

Edição

Seção

Artigos