O HORIZONTE SOCIAL DA LINGUAGEM: FUNDAMENTO BAKHTINIANO DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA ALÉM DA UNIVERSALIDADE BURGUESA

Autores

  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense
  • Eliézer dos Santos Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.96

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Institutos Federais de Educação, Independência tecnológica, Desenvolvimento social

Resumo

Neste texto analisamos o currículo como discurso tomando por base o pensamento bakhtiniano. O interesse pela temática surge em um seminário do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e dá impulso a uma investigação robusta da obra do autor e que respondesse as questões: o que é discurso? O que é linguagem? O que define a linguagem? Que compreensão de linguagem poderia fundamentar um currículo que fosse além da educação para o capital (cf. Mészàros). O aspecto central desta pesquisa – a descoberta do conceito de “horizonte social” - robusto para fundamentar a crítica ao currículo burguês e forte para fundamentar uma contraproposta curricular. Por fim, através da desconstrução da ideia do currículo universal, com os seus programas educacionais, livros didáticos, parâmetros curriculares gerais, apresentamos a educação voltada para o mercado como a única, necessária e urgentemente possível. Embasados na concepção marxiano-bakhtiniana é possível construir um arsenal crítico capaz de combater a pretensa universalidade neutra, naturalizada, abstrata da filosofia da linguagem burguesa que esconde o “horizonte social” de suas palavras e signos em geral. Por mais que os ideólogos burgueses não queiram, seus discursos são situados num modelo econômico, num tempo histórico e numa classe social. Por isso, o alcance de suas falas não pode ser (e não é) considerado, numa perspectiva crítica, como universais. Elas nascem, reproduzem-se e resolvem-se num horizonte social concreto, material bem definido que determina o que será abordado e o que será silenciado. A linguagem do discurso curricular, ao tomar para si os horizontes sociais da classe dominada em luta pela sua libertação, irá edificar propostas curriculares que serão a expressão da negatividade dialética do macrossistema, contra-hegemônicas à totalidade histórica construída pelo capitalismo.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Sauaia Guimarães Rostas, M. H., & dos Santos Oliveira, E. (2019). O HORIZONTE SOCIAL DA LINGUAGEM: FUNDAMENTO BAKHTINIANO DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA ALÉM DA UNIVERSALIDADE BURGUESA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(01), 179-202. https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.96

Edição

Seção

Artigos