INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES BRASILEIROS COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO DE PORTUGAL: O CASO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNEMAT

Autores

  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Universidade de Estado de Mato Grosso
  • Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.185

Palavras-chave:

Intercâmbio internacional, Formação inicial de professores, Programa de licenciatura internacional, Educação matemática, Mobilidade de estudantes brasileiros

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar a formação internacional de estudantes de licenciatura em matemática, tendo em vista o contexto do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) referente ao Edital Capes 2013-2015. O caso estudado foi o intercâmbio internacional de estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat, Brasil) com a Universidade de Aveiro (UAveiro, Portugal). A investigação qualitativa sobre as concepções de professores da UAveiro com relação à realização do intercâmbio internacional, tendo em vista dados coletados por meio de entrevistas e análise de documentos oficiais. O estudo dos aspectos da modalidade de estudantes, no âmbito internacional, foi apoiado pelos teóricos Siegler (2009), Reyes (2012), Veiga (2011) e De Witt (1998), entre outros. Foi apresentado um breve histórico sobre a mobilidade estudantil da Unemat, o que evidenciou a importância dessa experiência na formação inicial de professores. O estudo evidenciou que a experiência internacional agregou importância na formação em matemática, bem como na formação pedagógica do futuro professor de matemática. Entretanto, o estudo apontou para a necessidade de melhorar a base matemática dos referidos estudantes.

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Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES BRASILEIROS COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO DE PORTUGAL: O CASO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNEMAT. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 19-41. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.185