EDITORIAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.183

Palavras-chave:

Educação em ciências e matemática, Ensino de humanidades, Formação de professores, Diversidades e inclusão social, Educação profissional, Tecnologias educacionais

Resumo

No final de 2016, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) que teve seu início em 2011, passou compor o Qualis da Capes nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar - C; Letras - B5; e Seviço Social - B5. O número 01 de 2017 (volume 7) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação produzidos nos seis eixos desta revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Com a colaboração conjunta de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos da área 46 da CAPES – Ensino, a revista ampliou sua abordagem no campo do Ensino, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, além dos estudos antes abordados no campo da educação científica. Os artigos tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. Também, a revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que melhorou o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação confere a Revista Eletrônica DECT uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes e no âmbito do Estado do Espírito Santo. Entretanto, estamos felizes pela dimensão internacional que nossa revista científica ganhou no último ano de 2016, sobretudo, nos países ibero-americanos. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.

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Publicado

2019-10-11

Como Citar

Quezada Meireles Leite, S. (2019). EDITORIAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 1-2. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.183

Edição

Seção

Editorial