FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS

Autores

  • Renato Santos Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Gicélia Maria de Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.137

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de ciências, Física

Resumo

O presente artigo tem como foco discutir as estatísticas sobre formação de professores de física. A discussão é iniciada a partir dos problemas da educação básica e da carência de professores nas escolas e segue para uma revisão bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, com dados estatísticos sobre todos os cursos de graduação e com alguns recortes para as licenciaturas. Metodologicamente o trabalho faz uso da pesquisa documental dentro de uma abordagem quantitativa. Tem como fonte de dados as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do INEP/MEC, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. Conclui-se que a situação do país poderá piorar nas próximas décadas se empenho e investimentos não forem empregados, pois os dados mostram percentuais de vagas ociosas e de evasão alarmantes, o que leva à necessidade de políticas públicas concretas no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores.

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Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 142-167. https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.137