INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Autores/as

  • Vicente Zatti Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.92

Palabras clave:

Educação profissional e tecnológica, Institutos Federais de Educação, Independência tecnológica, Desenvolvimento social

Resumen

O presente artigo analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação em implantação no Brasil desde 2008. Fundados teoricamente na pedagogia de Paulo Freire, a partir da análise da legislação pertinente e de entrevistas focalizadas, buscamos elucidar as possibilidades de a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação promover a independência tecnológica e desenvolvimento social. Algumas características da proposta como foco em pesquisa aplicada, a verticalização, a capacitação técnica integrada à formação cultural mais ampla, a atuação em ensino, pesquisa e extensão, trazem possibilidades de um desenvolvimento tecnológico independente, enquanto a multiplicidade de foco permite o atendimento de demandas sociais como a necessidade de formação de professores nas áreas de ciências exatas e ciências da natureza e oferecimento de educação profissional e tecnológica a parcelas da população que historicamente foram excluídas do acesso à educação de qualidade.

Publicado

24-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(01), 111-130. https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.92