SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.68Palabras clave:
Educação Matemática, Conhecimento Profissional Docente, AprendizagemResumen
O artigo apresenta uma pesquisa que teve como cenário investigativo uma escola que obteve avanço de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são os possíveis conhecimentos profissionais docentes são necessários para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades de um professor do 5 ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.