INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PANORAMA GERAL E MAPEAMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS EM CURSOS DA ÁREA BIOMÉDICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores/as

  • Michele Waltz Comarú Instituto Federal do Espírito Santo
  • Renata Santos Oliveira Fundação Oswaldo Cruz
  • Tatiana Ferreira Pimentel Santana Fundação Oswaldo Cruz
  • Cláudia Mara Lara Melo Coutinho Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.65

Palabras clave:

Inclusão, Educação, Educação das pessoas com deficiência, Ensino superior

Resumen

Objetivou-se investigar panorama geral de estudantes universitários com deficiências (ED) no Brasil entre os anos de 2000 e 2008 e, por meio de pesquisa de campo, mapear estudantes com deficiência visual (EDV) em cursos superiores da área biomédica do Espírito Santo nos anos de 2006 e 2008. Entre 2000 e 2008, número de ED e de EDV aumentou cinco e 15 vezes, respectivamente. No Espírito Santo, em 2006, foram identificados 17 EDV em 81 cursos da área biomédica e, em 2008, 14 EDV em 41 cursos. Considerando somente os 41 cursos que participaram integralmente da pesquisa, em três semestres, houve aumento de 50 % desses estudantes. Estes e outros resultados que discutimos no presente trabalho podem contribuir para fomentar as discussões sobre estratégias de favorecimento da educação inclusiva em nossa sociedade.

Publicado

24-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PANORAMA GERAL E MAPEAMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS EM CURSOS DA ÁREA BIOMÉDICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 32-51. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.65