OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL

Autores/as

  • Renato Nunes de Andrade Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rayza Rosa Tavares Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo
  • Naiane Nunes Gonçalves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Bruno Magela de Melo Siqueira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rafael Baioco Ruy Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.56

Palabras clave:

Ensino de química, Efeito estufa, Aquecimento global, Gás carbônico

Resumen

A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio. 

Publicado

23-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 3(02), 26-33. https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.56