OBTENÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA DEBATER O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v3i02.56Palabras clave:
Ensino de química, Efeito estufa, Aquecimento global, Gás carbônicoResumen
A temática “Gases”, no contexto do efeito estufa, foi desenvolvida em aulas experimentais de química do Ensino Médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Monitorados por um professor de química, alunos do curso de licenciatura em química planejaram aulas práticas, que foram ministradas no laboratório de ciências da escola estadual com uso de materiais alternativos e industrializados. Oito turmas do 2º ano do ensino médio participaram deste estudo. A estratégia de ensino produziu a articulação dos conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula de forma teórica com a prática, a partir das observações e as evidências dos resultados experimentais obtidos pelos alunos do ensino médio.