SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA DEBATER O TEMA ALIMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.50Palabras clave:
Sequência didática, Alfabetização científica, Ensino de CiênciasResumen
Atividades escolares que buscam um ensino de Ciências mais comprometido com a realidade do educando devem ser capazes de promover a alfabetização científica desses sujeitos, no intuito de melhorar suas relações com o meio em que vivem e torná-los capazes de fazer uma leitura mais crítica do seu cotidiano. Desta forma, este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para o debate do tema Alimentação Humana, com atividades baseadas na realidade dos alunos, comprometido com a perspectiva do movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e pautada por princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. O público alvo são os adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental das séries finais. Acreditamos que inserir essas práticas dentro do ensino de Ciências, com posturas diferenciadas e com práticas pedagógicas atrativas para os alunos, os mesmos terão a possibilidade de construir, desconstruir e reconstruir os seus próprios conhecimentos.