UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM JOGOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v3i01.47Palabras clave:
Jogos pedagógicos, Educação matemática, Relações étnico raciaisResumen
Este trabalho consistiu no estudo do planejamento do curso sobre educação para as relações étnico raciais promovido pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros - CEAFRO, para professores da educação básica no município da Serra?ES, ocorrido no ano de 2012, com base na Lei Federal No. 10.639/2003, Lei Federal No. 11.645/2008 e nas diretrizes curriculares que trata da educação das relações étnico raciais. Por meio do jogo pedagógico Yoté e Oware, buscou-se apresentar algumas riquezas dos povos africanos focando o olhar da matemática, confeccionado por tabuleiro e regras de jogo. Por meio de oficinas pedagógicas, foi possível apresentar elementos importantes para formação de crianças, tais como a criatividade e a simplicidade dessas atividades, além de conceitos matemáticos e geométricos, o que permite ser trabalhado com crianças e adolescentes utilizando materiais de fácil aquisição.