CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Nádia Ribeiro Amorim Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vilma Reis Terra Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.42

Palabras clave:

Alfabetização científica, Interdisciplinaridade, Cineclube escolar, Educação em ciências

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de um cineclube desenvolvido em uma escola de ensino médio, tendo como olhar principal o potencial interdisciplinar e a perspectiva sociocultural dessa atividade pedagógica. Esse projeto de extensão escolar envolveu alunos do ensino médio, aluno de graduação como monitor, professores da educação básica e pesquisadores da área de Educação em Ciências. A pesquisa qualitativa, teórica-empírica, foi desenvolvida na perspectiva de um estudo de caso, a partir de observações, aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais. Os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos foram discutidos a partir da exibição do filme Erin Brockovich: uma mulher de talentos. Os resultados evidenciaram a promoção de debates sobre ciência articulados à temas socioambientais e interdisciplinares, se constituindo como sendo um espaço interdisciplinar de alfabetização científica.

Publicado

19-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 111-121. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.42