REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA

Autores/as

  • Patrícia Bastos Leonor Instituto Federal do Espírito Santo
  • Helania Mara Grippa Rui Instituto Federal do Espírito Santo
  • Manuella Villar Amado Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.38

Palabras clave:

Ensino de ciências, Ensino de genética, Ensino fundamental, Sequência didática

Resumen

O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.

Publicado

18-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 68-80. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.38