PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIOAMBIENTAIS PARA O ANTROPOCENO

Autores/as

  • Manuella Villar Amado IFES
  • Charlles Monteiro IFES
  • Renata Subtil Torres IFES
  • Juliana Corrêa Taques Rocha IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3074

Palabras clave:

Educação Ambiental, Pedagogia de Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Sequência Didática.

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo que buscou analisar de que maneira práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental no Antropoceno são capazes de desenvolver temáticas socioambientais localmente relevantes em escolas públicas de Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de questionários e diários de bordo. Os resultados mostraram que a pedagogia de projetos, a aprendizagem baseada na resolução de problemas e a Sequência Didática destacaram-se como práticas pedagógicas capazes de promover um ensino contextualizado, com temáticas socioambientais localmente relevantes, a partir da articulação entre espaços de educação formal e não formal.

Publicado

19-12-2024

Cómo citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIOAMBIENTAIS PARA O ANTROPOCENO. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(Edição Especial). https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3074