CIÊNCIA CIDADÃ E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES PARA BOAS PRÁTICAS A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2913Palabras clave:
Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Ciência Cidadã, Representações Sociais.Resumen
A Alfabetização Científica (AC) objetiva desenvolver o conhecimento de alunos e professores sobre aspectos da Ciência e Tecnologia para a formação cidadã. Nesse sentido, surgem inúmeras abordagens de ensino que buscam promover os aspectos da AC em sala de aula, sendo a Ciência Cidadã (CC) uma abordagem emergente que envolve a comunidade escolar com os problemas de pesquisa que, por meio de protocolos experimentais, permite que os alunos sejam incluídos em práticas científicas. Assim, essa pesquisa buscou identificar e analisar, por meio da Teoria das Representações Sociais (RS), quais as representações do grupo de professores da Rede Estadual do Paraná que participam de um curso de formação, tendo em vista o papel desses profissionais nas práticas em CC, refletindo a formação para boas práticas. Para a identificação das RS, utilizamos um questionário com a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com termos indutores relacionados a 3 eixos: Conhecimento Científico, Ciência Cidadã e Ensinar Ciências a partir de Protocolos. As evocações do grupo foram analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin, organizadas em categorias e subcategorias. No eixo Conhecimento Científico, há predominância de representações generalistas; para o eixo Ciência Cidadã, destaca-se representações sobre participação, mas ainda prevalece noções mais gerais e, no eixo Ensinar Ciências, os docentes apresentam representações de um protocolo técnico e pragmático. Dessa forma, entendemos que, para uma formação mais significativa, há necessidade de envolver os professores em todo o processo de construção das práticas, permitindo uma maior participação e engajamento nos conceitos da CC.