DESTINOS INCONCLUSOS: OS JOVENS DE UMA ESCOLA DE EJA NO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.28Palabras clave:
Identidade, Juventude, Educação de jovens e adultosResumen
Este trabalho trata da especificidade dos jovens no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA, apresentando uma discussão conceitual dos termos identidade e juventude e, posteriormente, analisa dados recolhidos com 13 jovens da 8ª série da escola de Ensino Fundamental e Médio “Antonio dos Santos Neves”, no município de Boa Esperança, norte do Estado do Espírito Santo, descrevendo suas características, no sentido de discutir sobre a identidade que eles constroem, evidenciando a existência de sua condição juvenil. O resultado da pesquisa com os jovens nos levou à construção de três categorias: o jovem em relação a si mesmo, os jovens em relação a escola e os jovens em relação ao mercado de trabalho. Os jovens aqui entrevistados revelaram semelhanças de opinião e uma postura que desmistifica visões negativas a eles atribuídas como: sem horizontes, sem perspectivas, desorientados e irresponsáveis. Mas o que se constatou é que eles se mostraram-se maduros e conscientes do papel que a escola adquire em suas vidas e de como assumem novas posturas por meio dela, principalmente no universo da EJA. A discussão dessas categorias nos permitiu entender alguns aspectos sobre a juventude no contexto da EJA, de modo a vislumbrar possibilidades de um trabalho escolar que construa o conhecimento considerando as peculiaridades e diversidade desses jovens. Esta pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas.