EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES CAPIXABAS DA BACIA DO RIO DOCE?
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2799Palabras clave:
Educação ambiental crítica, Formação de professores, Macrotendências da educação ambiental, Projeto rio doce escolar, Silêncio pedagógico.Resumen
Este artigo pretende discutir as principais características das propostas pedagógicas em educação ambiental desenvolvidas por educadores no território capixaba da Bacia do Rio Doce, região atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão, em Mariana–MG em 2015. O estudo, de natureza qualitativa, objetiva propor uma discussão baseada em respostas obtidas por meio de um formulário de estudo de demanda/interesse para implementação de um Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de um Curso de Especialização em Educação Ambiental Escolar, para formação de educadores ambientais. A análise dos resultados considerou as características formativas dos profissionais respondentes e as características das macrotendências percebidas nos relatos de experiências descritos no formulário. Os relatos dos professores demonstraram que as tendências conservadoras e pragmáticas orientam a maioria das atividades de educação ambiental realizadas no contexto escolar, enquanto a ausência de respostas com caráter crítico desvela o silenciamento da educação ambiental e da sua capacidade de promover mudanças significativas no contexto socioambiental das comunidades onde essas instituições escolares estão inseridas.