EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE DIZEM OS   PROFESSORES CAPIXABAS DA BACIA DO RIO DOCE?

Autores/as

  • Kelly Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luciane Vieira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Aline Nunes Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Manuella Amado Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2799

Palabras clave:

Educação ambiental crítica, Formação de professores, Macrotendências da educação ambiental, Projeto rio doce escolar, Silêncio pedagógico.

Resumen

Este artigo pretende discutir as principais características das propostas pedagógicas em educação ambiental desenvolvidas por educadores no território capixaba da Bacia do Rio Doce, região atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão, em Mariana–MG em 2015. O estudo, de natureza qualitativa, objetiva propor uma discussão baseada em respostas obtidas por meio de um formulário de estudo de demanda/interesse para implementação de um Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de um Curso de Especialização em Educação Ambiental Escolar, para formação de educadores ambientais. A análise dos resultados considerou as características formativas dos profissionais respondentes e as características das macrotendências percebidas nos relatos de experiências descritos no formulário. Os relatos dos professores demonstraram que as tendências conservadoras e pragmáticas orientam a maioria das atividades de educação ambiental realizadas no contexto escolar, enquanto a ausência de respostas com caráter crítico desvela o silenciamento da educação ambiental e da sua capacidade de promover mudanças significativas no contexto socioambiental das comunidades onde essas instituições escolares estão inseridas.

Publicado

29-06-2024

Cómo citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE DIZEM OS   PROFESSORES CAPIXABAS DA BACIA DO RIO DOCE?. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2799