UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO TÉCNICO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Autores/as

  • Gabriel Solino de Abreu Arêas Instituto Federal Fluminense
  • Adelson Siqueira Carvalho Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2744

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, Mapas conceituais, Interdisciplinaridade, Sala de aula invertida.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da aplicação de mapas conceituais para verificar a aprendizagem significativa em atividades interdisciplinares com estudantes de um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio em um campus de um Instituto Federal do interior do estado do Rio de Janeiro. Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e utilizando os Mapas Conceituais idealizados por Joseph Novak, este trabalho adotou uma abordagem qualitativa com uma intervenção pedagógica por meio de uma Sequência Didática Interdisciplinar. Integraram-se conceitos de Física, Controladores Lógicos Programáveis, Instrumentação, Controle de Processos e Comandos Pneumáticos, utilizando-se a Sala de Aula Invertida e atividades práticas em Bancada Didática. A análise dos mapas conceituais, elaborados pelos estudantes antes e após a intervenção, revelou um aumento significativo de 32,56% na qualidade das ligações cruzadas, indicando reconciliações integrativas profundas e uma melhor assimilação dos conceitos interdisciplinares.

Publicado

07-11-2024

Cómo citar

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO TÉCNICO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2744