KIT EDUCACIONAL COM ARDUINO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA AUTOMATIZADA:
A ROBÓTICA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2561Palabras clave:
Robótica educacional, Arduino, Estufa automatizada.Resumen
O objetivo do estudo em foi o desenvolvimento e análise de um kit educacional com Arduino para a construção de uma estufa automatizada, a partir de uma intervenção junto a estudantes do ensino médio. A escolha por construir uma estufa foi feita para trabalhar os biomas brasileiros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com campo de estudo uma Escola Técnica Estadual, com um universo amostral formado por 15 estudantes. Os procedimentos foram baseados nas etapas do Ciclo de Experiência de Kelly (CEK). Para cada etapa, elaboramos Fichas de Registro (FR) e no início um Questionário para Avaliação Anterior à Ação (QVA). Para a sistematização e análise dos resultados, foi construído um grupo focal. Tendo em vista o volume de dados obtidos, delimitamos o estudo para uma análise acerca da etapa do Encontro, fase que exerceram seu protagonismo no processo de construção da estufa automatizada. A análise do QVA permitiu identificar estudantes que já vivenciaram a robótica educacional. A análise da FR03 permitiu investigar a apropriação de conhecimentos de programação desenvolvidos por parte dos estudantes, bem como avaliar uma possível correlação entre as concepções prévias e recém adquiridas. Concluindo que os kits de Robótica Educacional usando o Arduino, configurou uma proposta pedagogicamente e economicamente viável, sendo um kit educacional de simples utilização e de baixo custo.