A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
UMA AÇÃO DA UNIVERSIDADE PARA A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2558Palabras clave:
Robótica educacional, Arduino, Estufa automatizada.Resumen
Ao pensar na ciência fora de sua tradicional esfera hermética, é possível destacar seus impactos materiais, sociais, econômicos e políticos, principalmente após a última Pandemia, onde surge a necessidade de discutir estratégias para popularizar a ciência. Sendo assim, a Divulgação Científica (DC) e seus tensionamentos se fazem cruciais em diferentes ambientes (escolar ou não). Para que isso seja alcançado, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos voltados à Divulgação Científica, em específico para a área do Ensino de Química. A confecção dos materiais é pensada através de análises de pesquisas, realizadas no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel entre os anos de 2017-2019. Através da pesquisa são apresentados elementos teóricos voltados à divulgação da ciência, articulando-os às propostas de recontextualização didática e à produção de infográficos como materiais potentes para o processo de DC e no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química. A partir dos desdobramentos e confecções dos materiais, foi possível mobilizar questões entre DC, RD e os níveis da Química, assumindo que nosso material é destinado para um público não especializado. É nesse sentido que os infográficos foram pensados com o fim de "localizar" as pesquisas, mas também problematizar e evidenciar relações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas associadas à pesquisa desenvolvida, além de apresentarem conceitos químicos que podem ser trabalhados na Escola, sendo assim apontando suas potencialidades de uso para o Ensino de Química.