ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PÓS-PANDEMIA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2517Palabras clave:
Alfabetização, Produção de Textos, Pós-pandemiaResumen
Este artigo tem por objetivo explicitar as contribuições oriundas do desenvolvimento do projeto de extensão “Diálogos e alfabetização”, uma parceria de uma Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef), do município de Vila Velha (ES), com o Laboratório de Psicologia da Educação e Alfabetização Escolar (PsicoAlfa) do Ifes campus Vila Velha. O referido projeto buscou garantir o direito de crianças, regularmente matriculadas nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, que ainda não estavam alfabetizadas, no retorno às aulas no período pós-pandemia. Trata-se de uma abordagem qualitativa, fundada na perspectiva teórica histórico-cultural e na perspectiva bakhtiniana de linguagem, e, metodologicamente, adota a modalidade estudo de caso com coleta de dados a partir de diário de campo e procedimentos tipo observação participante. Conclui que, quando incentivadas a produzir textos, por meio da mediação pedagógica, as crianças escrevem expondo suas ideias e desejos e, nesse processo, realizam reflexões sobre os aspectos linguísticos, apropriando-se da linguagem escrita.