A VITALIDADE DOS CAMPOS TEÓRICOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PLURALIDADE CONCEITUAL E OS DESAFIOS DO DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2514Resumen
Compreender os fundamentos teórico-metodológicos que embasam as pesquisas de um programa de pós-graduação stricto sensu favorece o entendimento de quais caminhos ele tem trilhado e quais ações são necessárias desenvolver no presente para dar-lhe vitalidade e encaminhamentos futuros. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a diversidade conceitual do mestrado profissional Educimat e os desafios do diálogo entre os campos teóricos do programa. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da coleta de dados das dissertações em Ensino de Ciências produzidas no período de 2013 a 2022. As dissertações utilizadas estão contidas no site do repositório do IFES. O corpus textual definido para a análise foi o conteúdo dos referenciais teóricos das dissertações. Para análise dos dados foi utilizado o software IRaMuTeQ com foco na observação da Classificação Hierárquica descendente, (CHD), na Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e Nuvem de Palavras. As análises permitiram identificar seis classes que denominamos: Estratégias de Aprendizagem, Espaços Não-formais; Ambiental Crítica, Identidade Docente; CTS/CTSA e Tecnologia e Legislação. Os resultados demonstram um agrupamento entre as classes Identidade Docente e Ambiental Crítica e um outro agrupamento entre Estratégias de Aprendizagem e Espaços Não-formais que se apresentam sob conceitos da classe CTS/CTSA e Tecnologia. Sustentando todas as classes citadas destaca-se a categoria denominada Legislação. As produções do Programa Educimat têm tido consonância com as pesquisas produzidas em nível nacional, utilizando-se de referenciais teóricos semelhantes para seu embasamento/desenvolvimento científico.