PENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCH
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2455Palabras clave:
Educação Matemática, Linguagem de programação, AutômatoResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar uma construção do jogo Pac-Man no Scratch com base nos pilares do Pensamento Computacional. O Scratch é uma plataforma que utiliza uma linguagem de programação simplificada baseada em blocos que se encaixam, formando algoritmos. Com ele, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts que se conectam. O Scratch pode propiciar diversas maneiras de raciocínio lógico, tomada de decisões, descoberta e correções dos erros, aprendendo a elaborar hipóteses para buscar resoluções e chegar ao resultado. Como aporte teórico, este trabalho baseia-se na definição de Pensamento Computacional elaborada pelo grupo de pesquisa Autômato. A motivação deste estudo surgiu a partir de um curso oferecido para professores pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana - PR, e a construção do jogo analisado foi proposta em um dos cinco módulos do curso. Dentre os processos do Pensamento Computacional, destaca-se a depuração. Esse processo se fez presente entre uma ação e outra durante toda a construção do jogo, nos momentos em que foram realizados testes para verificação de seu funcionamento. Nesse processo, foram percebidos equívocos e repensada a programação do jogo.